SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.20 issue1Fault mapping integrated methodology: an approach to using process mapping with FTA and FMEA techniques, and supported by expert's critical analysisELECTRE II multicriteria method to evaluate Formula 1 world championship drivers author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Production

Print version ISSN 0103-6513

Abstract

RANGEL, Luís Alberto Duncan  and  GOMES, Luiz Flávio Autran Monteiro. O Apoio Multicritério à Decisão na avaliação de candidatos. Prod. [online]. 2010, vol.20, n.1, pp. 92-101.  Epub Apr 02, 2010. ISSN 0103-6513.  http://dx.doi.org/10.1590/S0103-65132010005000016.

Os métodos de Apoio Multicritério à Decisão aplicam-se sempre que se deseje selecionar, ordenar, classificar ou descrever alternativas presentes em um processo decisório na presença de múltiplos critérios - quantitativos e qualitativos. Este artigo aborda o emprego dos métodos UTA e UTA-CR para a determinação das funções de utilidade dos critérios empregados para avaliar o ingresso de candidatos ao curso de graduação de Engenharia Metalúrgica da Universidade Federal Fluminense. Após apresentarem-se os métodos e o problema estudado, mostra-se, por uma análise dos resultados, que as funções de utilidade dos critérios obtidos com o método UTA-CR estão mais próximas das preferências dos decisores do que aquelas obtidas com o método UTA. Observa-se ainda que, pelo método UTA-CR, não há necessidade de realizar-se a análise de pós-otimização feita no método UTA, pois, com apenas uma única implementação de um programa linear, os resultados obtidos são melhores que os obtidos pelo método UTA.

Keywords : Apoio Multicritério à Decisão; Métodos de utilidade aditiva; Função de utilidade; Avaliação de candidatos.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese