SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.20 issue4Lead time reduction in a capital goods company by means of the implementation of Period Batch Control systemA computer simulation study for the analysis of profiles of organizational learning author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Production

Print version ISSN 0103-6513

Abstract

ROSA, Hobed; MAYERLE, Sérgio Fernando  and  GONCALVES, Mirian Buss. Controle de estoque por revisão contínua e revisão periódica: uma análise comparativa utilizando simulação. Prod. [online]. 2010, vol.20, n.4, pp. 0-0.  Epub Nov 12, 2010. ISSN 0103-6513.  http://dx.doi.org/10.1590/S0103-65132010005000052.

O estudo e a concepção de modelos de gestão de estoque, baseados na ideia básica de lote econômico de compra (LEC), continuam sendo áreas de interesse para pesquisa. Mais recentemente, tais pesquisas têm abordado a avaliação e a quantificação dos impactos desses modelos sobre a performance da cadeia de suprimentos. Nesse sentido, este trabalho investiga a importância, do ponto de vista de estoque médio e custo total, de se trabalhar com fornecedores que garantam prazos de entrega confiáveis quando o LEC é adotado como política de reposição. Utilizando simulação, duas sistemáticas (Q e P) de controle de estoque são comparadas para níveis distintos de dispersão do tempo médio de ressuprimento do fornecedor. Para tempos de ressuprimento inferiores ou próximos ao intervalo ótimo de pedido, a sistemática Q mostra-se vantajosa, enquanto para tempos maiores as duas sistemáticas praticamente se equivalem. Testes de hipótese são utilizados para análise dos resultados.

Keywords : Controle de estoque; Lote econômico; Revisão contínua; Revisão periódica; Simulação.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese