SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 issue2Improved binomial charts for high-quality processes author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Production

Print version ISSN 0103-6513

Abstract

COSTA, Antônio Fernando Branco  and  MACHADO, Marcela Aparecida Guerreiro. Monitoramento do vetor de médias e da matriz de covariâncias de processos multivariados baseado nas médias e nas amplitudes amostrais. Prod. [online]. 2011, vol.21, n.2, pp.197-208.  Epub June 17, 2011. ISSN 0103-6513.  http://dx.doi.org/10.1590/S0103-65132011005000029.

Os gráficos conjuntos de e R e e S2 são os mais utilizados para o monitoramento da média e da dispersão do processo. Com os tamanhos de amostra usuais de 4 e 5, os gráficos de e R em uso conjunto são ligeiramente inferior aos gráficos de e S2 em uso conjunto em termos da eficiência em detectar alterações no processo. Neste artigo, mostra-se que para o caso multivariado, os gráficos baseados nas médias amostrais padronizadas e amplitudes amostrais (gráfico MRMAX) ou nas médias amostrais padronizadas e variâncias amostrais (gráfico MVMAX) são similares em termos da eficiência em detectar alterações no vetor de médias e/ou na matriz de covariâncias. A familiaridade do usuário com o cálculo de amplitudes amostrais é um aspecto favorável do gráfico MRMAX. Um exemplo é apresentado para ilustrar a aplicação do gráfico proposto.

Keywords : Gráficos de controle; Vetor de médias; Matriz de covariância; Processos multivariados.

        · abstract in English     · text in English     · English ( pdf )

 

Creative Commons License All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License