SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 issue2On multivariate control chartsMonitoring a wandering mean with an np chart author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Production

Print version ISSN 0103-6513

Abstract

EPPRECHT, Eugenio Kahn; BARBOSA, Laura França Marques  and  SIMOES, Bruno Francisco Teixeira. CEP de Processos com Múltiplos Canais: um gráfico de controle para detecção mais eficiente de alterações em um canal. Prod. [online]. 2011, vol.21, n.2, pp.242-253.  Epub Apr 29, 2011. ISSN 0103-6513.  https://doi.org/10.1590/S0103-65132011005000022.

A eficiência dos gráficos de controle de grupos propostos por Boyd -o esquema clássico para controle de processos com múltiplos canais (ou multifluxo)- é comprometida porque o modelo de processo em que se baseiam não leva em conta que uma parte da variabilidade neste tipo de processos é comum a todos os canais. Mortell & Runger e Runger et al. propuseram esquemas de controle alternativos que levam esse fato em conta. Neste trabalho é proposto um terceiro esquema: um gráfico de controle de grupos modificado, baseado nas diferenças entre os valores da característica de qualidade em cada canal e a média dos seus valores em todos os canais. Os números médios de amostras até o sinal (ou comprimentos médios de corrida) desse esquema e dos esquemas concorrentes são obtidos analiticamente ou por simulação, para o caso de alterações na média de um canal individual, e comparados. Os resultados mostram a superioridade do esquema proposto exceto para o caso de alterações na média de magnitude inferior a um desvio-padrão, caso porém em que nenhum dos esquemas é eficiente.

Keywords : Processos com múltiplos canais; Processos multifluxo; Gráficos de controle de grupos; Controle Estatístico de Processos; Análise de desempenho; NMA.

        · abstract in English     · text in English     · English ( pdf )

 

Creative Commons License All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License