SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 issue2Assessment of the teaching process: a multivariate approachContributions for the strategic management for science and technology institutions author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Production

Print version ISSN 0103-6513

Abstract

LACERDA, Daniel Pacheco; RODRIGUES, Luis Henrique  and  SILVA, Alexandre Costa da. Avaliação da sinergia entre a engenharia de processos e o processo de pensamento da teoria das restrições. Prod. [online]. 2011, vol.21, n.2, pp.284-300.  Epub Apr 20, 2011. ISSN 0103-6513.  https://doi.org/10.1590/S0103-65132011005000019.

Este trabalho apresenta uma aplicação da utilização dos conceitos da engenharia de processos de negócios (EPN) e do processo de pensamento da Teoria das Restrições (PP-TR) para uma abordagem sistemática e sistêmica dos processos analisados. A EPN contribui como instrumento de ação nas organizações através da identificação e representação dos processos existentes. A modelagem dos processos constrói uma visão integrada e possibilita uma discussão e análise sistemática dos processos. O PP-TR é utilizado na análise crítica dos processos. Essa análise contribui para o entendimento e identificação das causas que sustentam as problemáticas existentes nos processos, proporcionando uma visão sistêmica do processo. Na pesquisa foram modelados processos de uma instituição de ensino superior (IES). Um processo foi analisado a partir da construção da Árvore da Realidade Atual (ARA). Em seguida aplicou-se a técnica da evaporação das nuvens para romper os pressupostos que mantinham os problemas identificados. Com base na ARA e na evaporação das nuvens os processos foram resenhados. Os resultados da abordagem forneceram: i) uma sistemática na análise dos processos; e ii) uma visão sistêmica da influência dos problemas encontrados nos processos entre si e no resultado da IES estudada.

Keywords : Teoria das restrições; Engenharia de processos; Processo de pensamento; Análise de processos; Melhoria de processos.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License