SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 issue4A systematic analysis for multi-criteria evaluation of product development investments author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Production

Print version ISSN 0103-6513

Abstract

ENSSLIN, Leonardo et al. Identificação das necessidades do consumidor no processo de desenvolvimento de produtos: uma proposta de inovação ilustrada para o segmento automotivo. Prod. [online]. 2011, vol.21, n.4, pp. 555-569.  Epub Oct 14, 2011. ISSN 0103-6513.  http://dx.doi.org/10.1590/S0103-65132011005000052.

Dentre as estratégias vencedoras no atual contexto competitivo, emerge a inovação como uma das mais bem sucedidas e, nesta, a capacidade para identificar e mensurar as necessidades dos clientes é possivelmente o maior desafio dos designers. Neste contexto, o presente trabalho sugere uma proposta com o objetivo de ajudar a identificar as necessidades dos clientes e transformá-las em requisitos e características da qualidade, a fim de apoiar o processo decisório na etapa do desenvolvimento do produto. Para testar a proposta, foi criado um cenário e avaliado o grau de atendimento das necessidades de um usuário específico, quando da aquisição de um veículo para uso particular. É apresentado um estudo de caso com fontes de informações primárias não obstrutivas, variáveis quali-quantitativas e a visão de conhecimento construtivista. O processo proposto permitiu ao designer identificar e mensurar os requisitos e características da qualidade a partir das necessidades percebidas pelos clientes.

Keywords : Design; Requisitos do cliente; MCDA-C; Avaliação de desempenho; Decisão.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese