SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 issue4Identification of costumers needs in the products development process: an innovative proposal illustrated for the automotive industryThe quantitative support necessary for the operation of Reliability Centered Maintenance (RCM) author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Production

Print version ISSN 0103-6513

Abstract

FRANK, Alejandro Germán; SOUZA, Diego Vinicius; ECHEVESTE, Márcia Elisa  and  RIBEIRO, José Luis Duarte. Sistemática para avaliação multicriterial de investimentos no desenvolvimento de produtos. Prod. [online]. 2011, vol.21, n.4, pp. 570-582.  Epub Nov 08, 2011. ISSN 0103-6513.  http://dx.doi.org/10.1590/S0103-65132011005000060.

Este artigo apresenta uma sistemática para avaliação multicriterial de investimentos associados ao desenvolvimento de produtos. A sistemática proposta se apoia nos critérios-chave a serem considerados na tomada de decisão. Ela é baseada na utilização dos métodos de avaliação econômica de investimentos VPL e payback, assim como nas ferramentas de desenvolvimento de produtos, QFD (Quality Function Deployment) e SWOT (Strenght-Weaknesses-Oportunities-Threats), utilizadas como suporte para a construção do método de avaliação multicriterial MAUT (Multiattribute Utility Theory). A sistemática proposta apresenta duas contribuições principais: i) a análise integrada de três critérios-chave para a decisão de investimentos em novos produtos: rentabilidade (considerada na avaliação econômica), qualidade (considerada no QFD) e estratégia (considerada no SWOT) e ii) uma modificação nas ponderações utilizadas na avaliação do MAUT, que reduz a subjetividade da atribuição de valores. A abordagem proposta foi avaliada em um caso aplicado e os resultados obtidos são discutidos.

Keywords : QFD; SWOT; MAUT; Investimentos; Desenvolvimento de produtos.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese