SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 issue4A systematic analysis for multi-criteria evaluation of product development investmentsAnalysis of competitiveness in Brazilian maritime industry: the associating critical success factors with their dimensions author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Produção

Print version ISSN 0103-6513

Abstract

MENDES, Angélica Alebrant  and  RIBEIRO, José Luis Duarte. Um estudo do suporte quantitativo necessário para a operacionalização da MCC. Prod. [online]. 2011, vol.21, n.4, pp. 583-593.  Epub June 17, 2011. ISSN 0103-6513.  http://dx.doi.org/10.1590/S0103-65132011005000032.

Este artigo investiga o suporte quantitativo necessário à operacionalização da manutenção centrada em confiabilidade (MCC). Inicialmente, foram identificadas na literatura dez atividades consideradas essenciais para a operacionalização da MCC e os métodos quantitativos que podem dar suporte a essa metodologia. A seguir, foram realizadas entrevistas em empresas manufatureiras a fim de verificar a utilização dos métodos descritos na literatura e identificar outros métodos usados. Como resultado, foi elaborado um quadro que associa as atividades essenciais da MCC aos métodos quantitativos, juntamente com uma breve descrição das contribuições de cada método. Entre os métodos quantitativos identificados, destaque para o uso de distribuições de probabilidade, que suporta várias atividades da MCC. Os métodos de engenharia econômica e a simulação de Monte Carlo também merecem destaque, pois permitem análises mais sofisticadas associadas a custo e desempenho de ençãsistemas produtivos sujeitos à manutenção.

Keywords : Manuto centrada em confiabilidade; Métodos quantitativos; Indústria metal-mecânica; Indústria eletrônica.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese