SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 issue4Analysis of competitiveness in Brazilian maritime industry: the associating critical success factors with their dimensionsRedesign of an electromechanical device in a reverse engineering approach integrated to design for manufacturing and assembly and rapid prototyping author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Production

Print version ISSN 0103-6513

Abstract

PEREIRA, Gustavo Menoncin de Carvalho; YEN-TSANG, Chen; MANZINI, Reinaldo Belickas  and  ALMEIDA, Nádia Vernes. Sustentabilidade socioambiental: um estudo bibliométrico da evolução do conceito na área de gestão de operações. Prod. [online]. 2011, vol.21, n.4, pp. 610-619.  Epub Oct 28, 2011. ISSN 0103-6513.  http://dx.doi.org/10.1590/S0103-65132011005000053.

A Sustentabilidade Socioambiental (SS) apresenta desafios para organizações, governos e sociedade, tanto para a compreensão de seus conceitos teóricos quanto para a transformação de seus pressupostos em práticas operacionais e administrativas. Pesquisadores e organizações têm procurado conceitos, modelos e ferramentas, num esforço de adaptação ao novo paradigma, inclusive Gestão de Operações (GO). Neste artigo, é apresentada uma pesquisa bibliométrica, com o objetivo de investigar a presença do tema SS nos artigos do International Journal of Operations & Production Management e traçar um paralelo da pesquisa realizada com artigos publicados em periódicos brasileiros relevantes de GO. Os resultados deste trabalho apontam a evolução de SS em GO e identificam os principais temas abordados em SS. A principal conclusão é de que as cocitações envolvendo SS vêm crescendo em GO, posicionando o tema próximo à discussão de Estratégia de Manufatura.

Keywords : Sustentabilidade socioambiental; Gestão de operações; Estudo bibliométrico; Visão baseada em sustentabilidade; Cadeia de suprimento verde.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese