SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 issue4Redesign of an electromechanical device in a reverse engineering approach integrated to design for manufacturing and assembly and rapid prototypingSingle location spare parts inventory control: the state of the art author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Production

Print version ISSN 0103-6513

Abstract

STAUDT, Francielly Hedler; COELHO, Antonio Sérgio  and  GONCALVES, Mirian Buss. Determinação da capacidade real necessária de um processo produtivo utilizando cadeia de Markov. Prod. [online]. 2011, vol.21, n.4, pp. 634-644.  Epub Nov 08, 2011. ISSN 0103-6513.  http://dx.doi.org/10.1590/S0103-65132011005000058.

Todas as empresas em desenvolvimento passam pelo momento de decidir se há ou não necessidade de realizar novos investimentos para suprir uma demanda crescente. Para tomar tal decisão é imprescindível conhecer se o processo atual tem capacidade de produzir a nova demanda. Porém, são raras as empresas que têm a percepção de que os refugos e retrabalhos também consomem recursos da produção e, portanto, devem ser considerados no cálculo da capacidade produtiva. A proposta deste trabalho consiste em incluir esses fatores na análise de capacidade da fábrica, utilizando uma matriz de transição estocástica da cadeia absorvente de Markov como ferramenta para obtenção do fator de capacidade. Este fator, aliado ao índice de eficiência e a demanda desejada ao fim do processo, resulta na capacidade real necessária. Um estudo de caso exemplifica a metodologia, apresentando resultados que permitem o cálculo do índice de ocupação real de cada centro produtivo. O cálculo desse índice demonstrou que alguns centros de trabalho necessitam de análises sobre investimentos em capacitação, pois ultrapassaram 90% de ocupação.

Keywords : Capacidade produtiva; Métodos estocásticos; Cadeia de Markov; Grau de utilização da capacidade.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese