SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 issue4Determination of necessary real capacity in productive process using Markov chainLogistic networks modeling with inventory carrying costs calculated using inventory turnover author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Production

Print version ISSN 0103-6513

Abstract

REGO, José Roberto do  and  MESQUITA, Marco Aurélio de. Controle de estoque de peças de reposição em local único: uma revisão da literatura. Prod. [online]. 2011, vol.21, n.4, pp. 645-666.  Epub Jan 21, 2011. ISSN 0103-6513.  http://dx.doi.org/10.1590/S0103-65132011005000002.

Estoques de peças de reposição atendem necessidades de manutenção e reparo de produtos de consumo, veículos, máquinas e equipamentos industriais, acarretando frequentemente altos custos de capital e forte impacto no nível de serviço aos clientes. A grande multiplicidade de componentes, com ciclos de vida mais curtos e baixas demandas dificultam a gestão destes estoques. Este artigo apresenta revisão da literatura sobre modelos de controle de estoques de peças de reposição em local único, abordando tanto a previsão de demanda quanto o controle de estoques nos diferentes estágios do ciclo de vida das peças. A partir do levantamento bibliográfico, identificam-se algumas lacunas referentes à decisão de estocagem ou não de um item, elaboração de pedidos iniciais e finais, na integração de modelos de previsão de demanda com o controle de estoque e também de estudos de caso na aplicação prática dos modelos.

Keywords : Estoque; Peças de reposição; Demanda esporádica.

        · abstract in English     · text in English | Portuguese     · pdf in English | Portuguese