SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 issue4Logistic networks modeling with inventory carrying costs calculated using inventory turnoverCost-benefit of aircrafts: an approach through Data Envelopment Analysis author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Production

Print version ISSN 0103-6513

Abstract

CORREIA, Teresa Cristina Vilardo Domingues; MELLO, João Carlos Correia Baptista Soares de  and  MEZA, Lidia Angulo. Eficiência técnica das companhias aéreas brasileiras: um estudo com análise envoltória de dados e conjuntos nebulosos. Prod. [online]. 2011, vol.21, n.4, pp. 676-683.  Epub Oct 07, 2011. ISSN 0103-6513.  http://dx.doi.org/10.1590/S0103-65132011005000049.

Com a desregulamentação do transporte aéreo brasileiro, iniciada na década de 90, uma nova perspectiva de competição se desenvolveu, obrigando as empresas existentes a uma grande mudança em sua forma de posicionamento nesse tipo de mercado. Surge assim um novo conceito de voar com as companhias de baixo custo (Low Cost Carriers - LCCs) no mercado antes monopolizado pelas companhias tradicionais ou de serviço completo (Full Service Carriers - FSCs). Para garantir sua competitividade, as empresas viram-se obrigadas a buscar um melhor aproveitamento dos seus recursos. Este trabalho analisa, através do modelo DEA nebuloso, que leva em conta a má qualidade dos dados disponíveis, o desempenho das companhias aéreas brasileiras no período de 2001 a 2005. Além disso, dado que esse enfoque apresenta muitas unidades tomadoras de decisão (Decision Making Units - DMUs) empatadas, é sugerido um modelo de aumento de discriminação da análise envoltória de dados nebulosa (Fuzzy-DEA). É feita uma análise temporal dos dados de forma a avaliar a evolução das companhias aéreas frente ao novo cenário de competitividade no mercado.

Keywords : Transporte aéreo; Eficiência; Análise envoltória de dados; Conjuntos nebulosos.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese