SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 issue4Assessment of Brazilian airlines technical efficiency: a study using data envelopment analysis and fuzzy setsProduction scheduling of assembly fixtures with adjacent constraints in the aeronautics industry author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Production

Print version ISSN 0103-6513

Abstract

REINAS, Rafael Iglesias; MARIANO, Enzo Barberio  and  REBELATTO, Daisy Aparecida do Nascimento. Custo/benefício de aeronaves: uma abordagem pela Análise Envoltória de Dados. Prod. [online]. 2011, vol.21, n.4, pp. 684-695.  Epub Oct 07, 2011. ISSN 0103-6513.  http://dx.doi.org/10.1590/S0103-65132011005000048.

O objetivo deste artigo é a aplicação da técnica de Pesquisa Operacional Análise Envoltória de Dados - DEA, por meio do índice composto das fronteiras clássica e invertida, para avaliar o custo/beneficio de aeronaves de transporte civil. Para tal, foram adotados como inputs: a) preço de mercado, e b) custos operacionais; e como outputs: a) peso de carga paga, b) velocidade de cruzeiro, e c) razão máxima de subida com um único motor. Para garantir a homogeneidade das DMUs, os aviões foram divididos segundo o sistema de propulsão e segundo as categorias: regional, narrow-body e wide-body. Foram também agrupados em diferentes alcances, para que se pudessem identificar os aviões com melhor custo/beneficio em cada um. Os resultados encontrados permitem afirmar que os aviões com o melhor custo/beneficio são os que já tiveram sua produção descontinuada, mas que ainda não estão muito defasados tecnologicamente.

Keywords : Aeronaves de transporte civil; Análise custo/beneficio; Análise Envoltória de Dados - DEA; Fronteira invertida.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese