SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 issue4A study on the use of quality systems, programs and tools in companies of interior of São Paulo StateInformation technology and organizational efficiency: a study in the Brazilian capital goods sector focusing on micro, small and medium enterprises author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Production

Print version ISSN 0103-6513

Abstract

MARX, Ângela Maria; ECHEVESTE, Marcia Elisa Soares  and  PAULA, Istefani Carísio de. Desdobramento da função qualidade aplicado ao projeto de um detergente sustentável. Prod. [online]. 2011, vol.21, n.4, pp. 724-741.  Epub Nov 08, 2011. ISSN 0103-6513.  http://dx.doi.org/10.1590/S0103-65132011005000057.

Este trabalho tem como objetivo apresentar um modelo descritivo de QFD que incorpora critérios de sustentabilidade, bem como sua aplicação no desenvolvimento de um detergente sustentável. A inclusão desses critérios é realizada por meio da avaliação da importância relativa dos componentes (partes) do detergente, o que possibilita a sua redução, e pela incorporação de uma matriz para a avaliação da sustentabilidade das matérias-primas. A aplicação do modelo permite priorizar os componentes, indicando quais poderiam ser eliminados da fórmula com o mínimo impacto nas demandas do produto final. Em seguida, as matérias-primas disponíveis são avaliadas em relação a critérios de sustentabilidade e priorizadas de acordo com sua importância relativa para o produto final. Os resultados do estudo indicam que a utilização do modelo proposto é adequada para aplicações industriais, contribuindo para o desenvolvimento de produtos mais sustentáveis orientados pelas demandas do mercado.

Keywords : QFD; Projeto; Produto; Sustentabilidade.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese