SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 número4Quality function deployment applied to a Sustainable detergent project índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Production

versión impresa ISSN 0103-6513

Resumen

SOUZA, Cesar Alexandre de  y  ARPINO, Giuseppe. TI e eficiência organizacional: um estudo no setor brasileiro de bens de capital mecânicos com foco em micro, pequenas e médias empresas. Prod. [online]. 2011, vol.21, n.4, pp. 742-754.  Epub 14-Oct-2011. ISSN 0103-6513.  http://dx.doi.org/10.1590/S0103-65132011005000051.

Uma das medidas para o sucesso do uso da tecnologia da informação (TI) é seu impacto na performance das empresas. Muitos estudos têm sido realizados analisando a influência da TI no resultado, especialmente em empresas de grande porte. Este trabalho tem como objetivo analisar a relação entre investimentos em TI e eficiência organizacional com foco em empresas de micro, pequeno e médio porte. Para isso, foram identificados fatores críticos de sucesso para o desempenho de empresas industriais, sendo em seguida desenvolvido um modelo para realização de análise envoltória de dados (DEA - Data Envelopment Analysis) em dois estágios. A pesquisa de campo foi realizada com empresas ligadas à Associação Brasileira das Indústrias de Máquinas e Equipamentos (Abimaq). Dentre os resultados destacam-se a maior capacidade das empresas de pequeno porte em converter o uso da TI em eficiência operacional e a maior capacidade das empresas maiores em converter fatores críticos de sucesso em rentabilidade.

Palabras llave : Tecnologia da informação; Informatização; Manufatura; Gestão de micro, pequenas e médias empresas; Análise Envoltória de Dados.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · pdf en Portugués