SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 issue2Production preparation process analysis in new products development - a case study in the steel industryCritical satisfaction attributes in architectural services: comparison of clients' and architects' points of view author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Production

Print version ISSN 0103-6513

Abstract

TAMASHIRO, Helenita Rodrigues da Silva; MURARI, Wandrey Antonio; OLIVEIRA, Sônia Valle Walter Borges de  and  ACEVEDO, Claudia Rosa. Comportamento socioambiental do consumidor: um estudo com universitários do interior paulista. Prod. [online]. 2012, vol.22, n.2, pp. 201-212.  Epub Mar 27, 2012. ISSN 0103-6513.  http://dx.doi.org/10.1590/S0103-65132012005000011.

A Responsabilidade Social Corporativa vem se consolidando cada vez mais, dentro de um cenário de mercado muito competitivo e de consumidores mais exigentes e seletivos. Assim, o objetivo desta pesquisa foi verificar se as ações de responsabilidade socioambiental influenciam no processo de decisão de compra dos consumidores. Para tanto, foram aplicados 100 questionários a alunos de um curso de administração de uma universidade no Estado de São Paulo, sendo que, 68 questionários foram validados e analisados, aplicando-se a estatística descritiva. Os resultados demonstraram que: i) as ações socioambientais não afetam o processo de compra desses consumidores; ii) que as empresas devem informar aos seus públicos em quais ações sociais e ambientais estão envolvidas e quais são os impactos positivos que suas ações têm gerado à biodiversidade e à sociedade.

Keywords : Responsabilidade socioambiental; Decisão de compra; Lealdade do consumidor; Comportamento do consumidor.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese