SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 issue2Critical satisfaction attributes in architectural services: comparison of clients' and architects' points of viewFlexibility elements in contracts of logistic outsourcing: the case of a telecommunications company author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Production

Print version ISSN 0103-6513

Abstract

SILVA, Brian; FINARDI, Cristiano; FORNECK, Marcelo  and  SELLITTO, Miguel Afonso. Análise comparativa e avaliação de prioridades de competição em três cadeias de suprimentos do setor petroquímico. Prod. [online]. 2012, vol.22, n.2, pp. 225-236.  Epub Apr 05, 2012. ISSN 0103-6513.  http://dx.doi.org/10.1590/S0103-65132012005000015.

Este artigo analisa comparativamente e avalia qualitativamente prioridades de competição em três cadeias de suprimentos da indústria petroquímica, A, B e C. A pesquisa foi feita no segundo semestre de 2006. O artigo revisa definições sobre cadeias de suprimentos, destacando principalmente a forma de rede que estas podem assumir. A seguir, apresenta os três casos estudados. A pesquisa identificou sete prioridades de competição em petroquímica: qualidade, entrega, flexibilidade, custo, inovação, comunicação e segurança, que foram desdobradas em dimensões. As prioridades foram ponderadas por gestores, com apoio do método multicriterial AHP, chegando-se a uma estrutura de competitividade, que apoiou a avaliação, baseada em julgamento. Ao fim, as diferenças entre as prioridades e os desempenhos julgados formaram uma estrutura de objetivos para as cadeias. A deve priorizar qualidade, B flexibilidade e C redução de custo.

Keywords : Cadeia de suprimentos; Estratégias de produção; Critérios de competição; Competição em petroquímica; Medição de desempenho em SC.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese