SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 issue2An algorithm for classifying error types of front-line workers: a case study in accidents in construction sitesErgonomic considerations for media application in the educational environments of elementary school students author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Production

Print version ISSN 0103-6513

Abstract

BATIZ, Eduardo Concepción; VERGARA, Lizandra Garcia Lupi  and  LICEA, Olga Elena Anzardo. Análise comparativa entre métodos de carregamento de cargas e análise postural de auxiliares de enfermagem. Prod. [online]. 2012, vol.22, n.2, pp. 270-283.  Epub Apr 05, 2012. ISSN 0103-6513.  http://dx.doi.org/10.1590/S0103-65132012005000013.

Os auxiliares de enfermagem estão expostos a cargas de trabalho prejudiciais à saúde devido a vários fatores, dentre eles o peso a ser manipulado, as posturas assumidas e as condições físicas do ambiente hospitalar. O objetivo deste artigo é apresentar os resultados da aplicação de três métodos, dois relacionados com carregamento de carga e outro de análise postural, a fim de verificar a existência de riscos de problemas dorsolombares em auxiliares de enfermagem na manipulação e carregamento de pacientes. Para atingir o objetivo do trabalho, foi aplicado o Método NIOSH, o "Guia Técnico para Avaliação e Prevenção dos Riscos Relativos à Manipulação Manual de Cargas" e o método REBA. Os resultados mostraram a existência de sintomas de fatiga e dores no corpo, principalmente na região lombar, dorsal e cervical dos auxiliares de enfermagem e que o peso manipulado está acima do valor recomendado pelos dois métodos aplicados, caracterizando alto risco dorsolombar.

Keywords : Carregamento de cargas; Auxiliares de enfermagem; Análise postural.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese