SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 issue2Comparison between lifting loads and postural analysis of nursing auxiliariesCorporate education implementation stages and their impacts on Brazilian companies: a multi-case study author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Produção

Print version ISSN 0103-6513

Abstract

GARCEZ, Joyce Lara Araújo da Fonseca; MACIEL, Francimar Rodrigues  and  CARDOSO, Vânia Maria Batalha. Considerações ergonômicas para aplicação de mídia em ambientes educacionais para crianças do ensino fundamental. Prod. [online]. 2012, vol.22, n.2, pp. 284-295.  Epub Apr 05, 2012. ISSN 0103-6513.  http://dx.doi.org/10.1590/S0103-65132012005000014.

As tecnologias educacionais têm se aprimorando, cada vez mais de maneira funcional. A importância desses ambientes virtuais na atualidade, em se tratando de um tempo informatizado, tem grande destaque quanto ao uso educacional, para o entretenimento e no ofício. Tendo em vista a importância da utilização de novas tecnologias na educação, como uma alternativa pedagógica, envolvendo o lúdico e alguns assuntos voltados para a Educação Ambiental, é que esta pesquisa tem por objetivo analisar a aplicabilidade ergonômica em interfaces digitais educacionais para crianças do ensino fundamental. Considerando a ergonomia uma ciência capaz de levantar questões de melhoria ligadas ao sistema ferramenta - interface - usuário, os registros comportamentais, entrevistas, análises da tarefa, observações sistemáticas e assistemáticas ocorreram em um laboratório multimídia com a finalidade de análise de fatores interfaciais e cognitivos que limitam o usuário na interação e realização de ações em interfaces midiáticas.

Keywords : Tecnologias educacionais; Design; Ergonomia.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese