SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 issue2Ergonomic considerations for media application in the educational environments of elementary school studentsSustainable charcoal production process focusing the environmental, economical, social and cultural aspects author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Produção

Print version ISSN 0103-6513

Abstract

VIEIRA, Fábio Henrique Antunes  and  FRANCISCO, Antonio Carlos de. Etapas da implementação da educação corporativa e seus impactos em empresas brasileiras: um estudo multicaso. Prod. [online]. 2012, vol.22, n.2, pp. 296-308.  Epub Apr 12, 2012. ISSN 0103-6513.  http://dx.doi.org/10.1590/S0103-65132012005000018.

Este trabalho apresenta a Educação Corporativa - EC nas organizações brasileiras, como uma forma de aprendizado contínuo, apesar dessa prática ainda estar em fase de amadurecimento no País. O objetivo da pesquisa é avaliar as etapas da implementação do processo da EC através de um estudo multicaso. Foi observado que a implementação da unidade de EC deve levar em consideração a singularidade de cada empresa, com suas características e especificidades. Pode-se concluir que a maioria das empresas desse estudo indicou que a implementação foi realizada após decisão dos dirigentes como a etapa inicial. Mesmo inexistindo uma fórmula capaz de atender às especificações das mais diversas organizações, houve uma sequência lógica para a estruturação e implementação da unidade.

Keywords : Educação corporativa; Aprendizado contínuo; Organizações brasileiras.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese