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Aprendizagem por cooperação em rede: práticas de conhecimento em arranjos produtivos locais de software

O presente artigo objetiva contribuir para o estudo das redes de conhecimento em aglomerações produtivas por meio da análise de processos de aprendizado de pequenas e médias empresas (PMEs) de software . O estudo consiste em uma pesquisa exploratória e qualitativa de multicasos, tendo sido realizado em três arranjos produtivos locais (APLs) brasileiros (Campinas-SP, Belo Horizonte-MG e Blumenau-SC), envolvendo 14 empresas e 10 entidades e instituições de apoio. Tal análise buscou ressaltar, dentre outros aspectos: a) estrutura dos arranjos produtivos; b) principais fontes de aprendizagem; e c) ambiente de confiança necessário para tal aprendizagem. Para a coleta dos dados utilizou-se entrevista semiestruturada voltada aos principais agentes de governança do setor e às PMEs. Os resultados apontam para a eficácia da organização interinstitucional em rede de cooperação na gestão dos processos de aprendizagem formal e informal em setores intensivos de conhecimento.

Aprendizagem; Conhecimento; Pequenas e médias empresas; Arranjos produtivos locais; Redes de cooperação produtiva


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