SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23 issue1An evaluation of the dissemination of manufacturing process improvement among small firms in local production systems author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Production

Print version ISSN 0103-6513

Abstract

LIMA, Andrey Domingues de et al. Proposta de aplicação da abordagem Quick Response Manufacturing (QRM) para a redução do lead time em operações de escritório. Prod. [online]. 2013, vol.23, n.1, pp. 1-19.  Epub May 22, 2012. ISSN 0103-6513.  http://dx.doi.org/10.1590/S0103-65132012005000028.

A administração eficiente e eficaz do lead time pode criar vantagens competitivas para as empresas. Uma abordagem que possui a preocupação de reduzir o lead time é a Manufatura de Resposta Rápida (QRM - Quick Response Manufacturing). O objetivo do presente trabalho é propor a aplicação de princípios e técnicas do QRM para redução do lead time do processo de orçamentação de uma empresa fabricante de materiais de escrita situada no Brasil. Para tanto, utilizou-se a pesquisa teórico-conceitual e o estudo de caso como procedimentos de pesquisa. Verificou-se que a empresa estudada poderá obter vantagens significativas com a adoção desta abordagem. Os resultados esperados por meio da implantação da proposta mostram uma redução de 38,1% no lead time total do processo de orçamentação da empresa estudada. Esse artigo contribui para maior divulgação e compreensão da abordagem QRM e de seus benefícios.

Keywords : Manufatura de resposta rápida; Lead time; Operações de escritório; Orçamentação.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese