SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23 número1The relationship between company characteristics and influence factors of the inter-product project knowledge transferProduction management of rolling mill rolls: a quantitative study case índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Indicadores

Links relacionados

Compartir


Production

versión impresa ISSN 0103-6513

Resumen

FERREIRA, Deisemara; ALMADA-LOBO, Bernardo  y  MORABITO, Reinaldo. Formulações monoestágio para o problema de programação da produção de bebidas dois estágios com sincronia. Prod. [online]. 2013, vol.23, n.1, pp.107-119.  Epub 21-Nov-2011. ISSN 0103-6513.  https://doi.org/10.1590/S0103-65132011005000068.

Neste trabalho, apresentamos formulações monoestágio para o problema integrado de dimensionamento e sequenciamento de lotes de produção de bebidas dois estágios com sincronia. O problema envolve múltiplos produtos, múltiplas máquinas e tempos e custos de troca dependentes da sequência de produção. As formulações monoestágio apresentadas não têm perda de generalidade para representar o problema e, em geral, reduzem as dimensões da formulação dois estágios com sincronia apresentadas em Ferreira, Morabito e Rangel (2009) em termos dos números de variáveis e restrições. Experimentos computacionais preliminares realizados com exemplares baseados em dados reais de uma fábrica de bebidas mostram que os modelos monoestágio propostos são competitivos, quando comparados com o modelo anterior dois estágios com sincronia.

Palabras clave : Problemas integrados de dimensionamento e sequenciamento da produção; Programação da produção de bebidas; Programação inteira mista; Programação matemática.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )

 

Creative Commons License Todo el contenido de esta revista, excepto dónde está identificado, está bajo una Licencia Creative Commons