SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23 número2Multi-criteria decision-aid constructivist model in the supplier evaluation processLife cycle assessment in Brazil: a research in the major national bases scientific índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Indicadores

Links relacionados

Compartir


Production

versión impresa ISSN 0103-6513

Resumen

MUNHOZ, José Renato  y  MORABITO, Reinaldo. Uma abordagem de otimização robusta no planejamento agregado de produção na indústria cítrica. Prod. [online]. 2013, vol.23, n.2, pp.422-435.  Epub 02-Ago-2012. ISSN 0103-6513.  http://dx.doi.org/10.1590/S0103-65132012005000054.

Neste trabalho o planejamento agregado de produção de sucos concentrados congelados de laranja é modelado com considerações de incertezas em alguns parâmetros, de modo a constituir uma ferramenta efetiva de suporte à tomada de decisões. A abordagem de otimização robusta é baseada em um modelo determinístico de programação linear com múltiplos produtos, estágios e períodos proposto em Munhoz e Morabito (2010). Além das decisões de produção, mistura e estocagem de sucos, esse modelo também incorpora o planejamento de colheita da laranja, levando-se em consideração as curvas de maturação das frutas. Um estudo de caso foi realizado em uma empresa do setor localizada no estado de São Paulo, envolvendo várias plantas e uma rede de distribuição internacional. Os resultados computacionais obtidos com a abordagem de otimização robusta, utilizando uma linguagem de modelagem algébrica e um aplicativo de última geração de solução de problemas de programação matemática, indicam que a abordagem tem potencial para ser aplicada com sucesso em situações reais.

Palabras clave : Otimização robusta; Problemas de planejamento de produção com múltiplos produtos, estágios e períodos; Programação linear; Suco concentrado congelado de laranja.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )

 

Creative Commons License Todo el contenido de esta revista, excepto dónde está identificado, está bajo una Licencia Creative Commons