Ansoff (1977)Ansoff, H. I. (1977). Estratégia empresarial. São Paulo: McGraw-Hill do Brasil.
|
Penetração de mercado |
Denota o crescimento por meio do aumento da participação relativa da empresa em suas linhas correntes de produtos e mercados. |
Desenvolvimento de mercados |
A empresa busca novos mercados para seus produtos atuais. |
Desenvolvimento de produtos |
A empresa cria novos produtos para substituir ou ampliar os já existentes para o mesmo mercado. |
Diversificação |
Produtos e mercados são novos. A diversificação é mais drástica e arriscada, pois envolve um afastamento simultâneo de produtos e mercados conhecidos. |
Mintzberg (2001)Mintzberg, H. (2001). Estratégias genéricas de negócios. In H. Mintzberg & J. B. Quinn, (Orgs.), O processo da estratégia(3. ed., pp. 89-97). Porto Alegre: Bookman.
|
Localizando o negócio central |
As estratégias englobam: (i) “rio-acima”: relacionada ao uso de matéria-prima, em que um material básico transforma-se em uma variedade de produtos; (ii) “rio-médio”: uma variedade de insumos transformados por um processo simples de produção atendem a uma variedade de usuários; (iii) “rio-abaixo”: processo em que uma grande variedade de entradas converge para um estreito funil. |
Distinção do negócio central |
É importante observar quais características da organização a tornam capaz de adquirir vantagens competitivas e sobreviver. |
Elaborando o negócio central |
São classificadas em penetração de mercado, desenvolvimento de mercado, expansão geográfica e desenvolvimento de produto. |
Extensão do negócio central |
Leva as organizações a irem além dos seus negócios essenciais. Pode ser feita de formas verticais ou horizontais, ou pela combinação das duas. Inclui as seguintes estratégias: de integração da cadeia, de diversificação, de entrada e controle e combinadas de diversificação e integração. |
Reconcebendo o negócio central |
Depois da identificação, distinção, elaboração e extensão dos negócios, surge a necessidade de reconceber o negócio. As estratégias são: de redefinição de negócio, de recombinação de negócio e de mudança da essência. |
Wright et al. (2000)Wright, P., Kroll, M. J., & Parnell, J. (2000).Administração estratégica: conceitos. São Paulo: Atlas.
|
Crescimento |
Visam ao crescimento que resulte em aumento das vendas ou participação de mercado. São estratégias de crescimento: crescimento interno, integração vertical, integração horizontal, diversificação, alianças estratégicas e fusões. |
Estabilidade |
É a manutenção do atual conjunto de negócios, para aquelas empresas que têm operações em mais de um setor. |
Redução |
Ocorre quando o desempenho das unidades está abaixo do nível esperado ou quando correm o risco de fechamento. São classificadas em: reviravolta, desinvestimento e liquidação. |