SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.25 número2Proposta de um método multicritério para escolha múltipla índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Production

versão impressa ISSN 0103-6513versão On-line ISSN 1980-5411

Resumo

SILVA, Max Roberto da et al. Cocriação de valor no transporte rodoviário de carga fracionada: um estudo de caso. Prod. [online]. 2015, vol.25, n.2, pp.454-464.  Epub 03-Mar-2015. ISSN 0103-6513.  http://dx.doi.org/10.1590/0103-6513.014611.

Este artigo investiga se a cocriação de valor pode ser aplicada pelos prestadores de serviços de transporte. O estudo focalizou os transportadores e operadores logísticos. Um estudo de caso múltiplo foi realizado. Constructos afetos ao tema cocriação de valor foram extraídos da literatura para a consolidação da fundamentação teórica da pesquisa. Os seguintes tópicos foram investigados: demandas de valor dos compradores, critérios utilizados pelos compradores para avaliar o valor oferecido pelos prestadores de serviços e a possibilidade de cocriação de valor entre os compradores e vendedores. Os achados apontam duas principais barreiras para a cocriação de valor nos serviços de transporte, a saber: um grande número de prestadores de serviços (o que força os provedores de serviço a focalizar essencialmente a dimensão custo dos serviços) e as exigências dos clientes. A combinação dos referidos elementos sugere a impossibilidade de adoção de cocriação no contexto estudado. Esses resultados também podem indicar a existência de um limite inferior para a abordagem de valor no setor de serviços (por caso, nos serviços de transporte de carga).

Palavras-chave : Cocriação de valor; Serviços; Transportes; Valor.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )