SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.25 número3Real options under Knightian Uncertainty for Economic Evaluation of Research and Development (R & D) ProjectsThe application of the Poka-Yoke method in the manufacturing of steel structures índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Indicadores

Links relacionados

Compartir


Production

versión impresa ISSN 0103-6513versión On-line ISSN 1980-5411

Resumen

ALEM, Douglas  y  MORABITO, Reinaldo. Modelos de programação estocástica no planejamento da produção de empresas moveleiras. Prod. [online]. 2015, vol.25, n.3, pp.657-677.  Epub 18-Ago-2015. ISSN 1980-5411.  https://doi.org/10.1590/0103-6513.075612.

Esse trabalho aborda um problema de planejamento da produção típico de empresas moveleiras de pequeno porte, em que as demandas e os tempos de preparação dos estágios gargalos são variáveis aleatórias que podem ser aproximadas por um conjunto discreto e finito de cenários ponderados pelas correspondentes probabilidades de ocorrência. O problema com múltiplos cenários é modelado via programação estocástica de dois estágios com recurso. Para controlar a variabilidade dos custos de segundo estágio é proposto um modelo de recurso restrito que gera, progressivamente, um conjunto de soluções menos sensíveis às variações dos cenários, conforme a variabilidade é restringida a uma tolerância dada. Experiências numéricas indicam que, em muitas situações, não é muito dispendioso assegurar soluções aversas ao risco com bons níveis de serviço.

Palabras clave : Planejamento da produção; Indústria moveleira; Programação estocástica; Aversão ao risco; Recurso restrito.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )