Cooper (1988) |
teórica |
produto (bens) |
linear |
ideias |
Geração de ideias; Triagem inicial; Avaliação preliminar de mercado; Avaliação preliminar técnica |
Divide as atividades em técnicas e de mercado.Apresenta três estágios: ideia; avaliação preliminar; conceito.Apresenta o teste do conceito desenvolvido antes da avaliação final. |
conceitos |
Estudos de mercado para identificação de conceito; Avaliação técnica preliminar; Estudos de mercado para teste do conceito; Avaliação preliminar |
Khurana Rosenthal (1997) |
empírica |
produto (bens) |
linear |
oportunidades |
Identificação preliminar de oportunidades: análise do mercado e da tecnologia |
Identifica os elementos de fundação: estratégia de produto e portfólio. |
conceitos |
Definição e conceito do produto; Definição do produto e planejamento de projetos |
Khurana & Rosenthal (1998) |
empírica |
produto (bens) |
linear |
oportunidades |
Identificação preliminar de oportunidades: geração de ideias, análise de mercado e tecnologia |
Mantém os elementos de fundação identificados em Khurana Rosenthal (1997): estratégia de produto e portfólio.Adiciona o elemento ideias ao modelo. |
ideias |
conceitos |
Definição e conceito do produto; Viabilidade e planejamento de projetos |
Koen et al. (2001) |
teórica |
produto (bens) |
interativo |
oportunidades |
Identificação de oportunidades; Análise de oportunidades |
Representa o processo, iniciando em uma ideia gerada ou oportunidade identificada.Esclarece a iteratividade e recursividade entre as atividades do FEI. |
ideias |
Geração de ideias; Enriquecimento de ideias; Seleção de ideias |
conceitos |
Definição do conceito |
Boeddrich (2004) |
teórica |
produto (bens) |
linear |
ideias |
Geração e adoção de ideias; Análise estratégica de ideias; Triagem de ideias |
Aborda requisitos para um fluxo de ideias constante. |
conceitos |
Desenvolvimento do conceito; Projetos preliminares |
Whitney (2007) |
teórica |
produto (bens) – foco em tecnologia |
interativo |
oportunidades |
Identificação de oportunidades para consideração; Avaliação de oportunidades para seleção; Seleção de oportunidades para desenvolvimento de conceitos |
Com foco no desenvolvimento tecnológico, apresenta a importância do monitoramento e controle ao longo do processo.É o trabalho que mais se preocupa em listar técnicas e ferramentas a serem utilizadas no FEI, porém não as relaciona ao contexto adequado de aplicação. |
ideias |
Identificação e desenvolvimento de novas ideias para tecnologias e produtos; Avaliação e seleção de ideias para maior exploração |
conceitos |
Desenvolvimento de: pesquisa pura, pesquisa aplicada; Desenvolvimento exploratório; Desenvolvimento avançado; Desenvolvimento e avaliação final do conceito proposto |
Brem Voigt (2009) |
empírica |
produto (serviço) |
interativo |
ideias |
Coleta de ideias; Criação de ideias; Análise do perfil das ideias; Acompanhamento das ideias; Triagem de ideias; Classificação de ideias; Enriquecimento de ideias; Armazenamento de ideias |
Trabalha a integração entre mercado e tecnologia com um pouco mais de profundidade que a trabalhada em Cooper (1988). |
Kurkkio et al. (2011) |
empírica |
processo |
interativo |
ideias |
Geração de ideias; Refinamento de ideias; Discussões informais |
Aborda a questão do front end do desenvolvimento de novos processos. |
conceitos |
Revisão de literatura; Antecipação de mudanças no produto; Testes preliminares de bancada; Testes preliminares de laboratório; Criação do conceito preliminar do processo; Definição dos objetivos do projeto; Testes mais refinados de bancada; Testes de laboratório; Testes piloto em planta; Análise de riscos; Refinamento preliminar do conceito do processo; Especificação e seleção do conceito final do processo; Construção/modificação dos equipamentos do processo; Teste em escala total; Análise de viabilidade; Planejamento de projetos |