Fator Motivador
Base Teórica
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FMC1 – As empresas de solução produto-serviço têm maior foco nas questões relacionadas às dimensões ambientais do que as empresas tradicionais.
(Mont, 2002)
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FMC2 – As empresas de solução produto-serviço têm maior potencial de satisfação das preferências dos consumidores do que as empresas tradicionais.
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FMC3 – Nas soluções produto-serviço, as combinações entre produtos e serviços aumentam a gama de ofertas de forma a atender necessidades específicas.
(Baines et al., 2007; Goedkoop et al., 1999; Mont, 2002)
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FMC4 – A oferta de soluções integrando produto-serviço permite a flexibilização dos modos de pagamento, tais como pagamento por utilização, por produto, por aluguel, por leasing, entre outros.
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FMC5 – A oferta de soluções integrando produto-serviço possibilita novas propostas de uso do produto e/ou serviço, desenhados para atender necessidades específicas dos clientes.
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FMC6 – Nas soluções produto-serviço, os serviços venda são especializados e auxiliam a tomada de decisão.
(Oliva & Kallenberg, 2003)
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FMC7 v A oferta de soluções integrando produto-serviço possibilita a compra do produto quando e onde quiser.
(Mont, 2002)
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FMC8 v Nas soluções produto-serviço, a propriedade do bem não se encontra mais com o cliente, que passa a pagar apenas pelo seu uso, adquirindo benefícios como a reestruturação dos riscos, responsabilidades e custos normalmente associados à compra do produto.
(Baines et al., 2007; Goedkoop et al., 1999; Mont, 2002)
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FMC9 – Nas soluções produto-serviço, a precificação é estudada caso a caso, para o pacote único oferecido ao cliente.
(Lusch et al., 2007)
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FMC10 – Nas soluções produto-serviço, o cliente passa a ser cocriador de valor.
(Bowen & Ford, 2002; Vargo & Lusch, 2004)
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FMC11 – Nas soluções produto-serviço, o cliente torna-se coprodutor, o que incentiva a troca de informações.
(Lusch et al., 2007)
DM
FMC12 – Nas soluções produto-serviço, o cliente torna-se coprodutor e passa a participar de soluções personalizadas.
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FMC13 – Nas soluções produto-serviço, o cliente determina o grau de envolvimento desejado na coprodução do serviço.
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FMC14 – Nas soluções produto-serviço, quando um cliente tem conhecimento sobre determinado tema, ele se torna mais propenso a participar como coprodutor de um determinado serviço.
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FMC15 – Nas soluções produto-serviço, existe uma tendência natural à coprodução quando o cliente deseja um maior controle sobre o processo ou resultado do serviço.
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FMC16 – Nas soluções produto-serviço, a probabilidade de se estabelecer a coprodução é maior quando uma das partes possui as ferramentas necessárias, espaço ou ambos.
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FMC17 – Nas soluções produto-serviço, a coprodução permite a oferta de serviços sem custo trazendo, assim, a percepção de benefícios econômicos ao cliente.
(Lusch et al., 2007)
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FMC18 – As soluções produto-serviço permitem disponibilizar serviços de manutenção e reparo integrados ao produto.
(Baines et al., 2007; Goedkoop et al., 1999; Mont, 2002)
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FMC19 – As soluções produto-serviço permitem a utilização da capacidade máxima do produto adquirido.
(Oliva & Kallenberg, 2003)
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FMC20 – As soluções produto-serviço permitem a redução dos impactos ambientais devido à mudança de propriedade do bem – muitas vezes o cliente não tem o conhecimento necessário para reutilizar peças ou descartar o produto.
(Manzini & Vezzoli, 2003; Manzini et al., 2001; Meijkamp, 2000)
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Fonte: os autores.