R1 – Desmotivação dos envolvidos após as primeiras mudanças Evidências: desinteresse das pessoas em participar de atividades ligadas ao processo após alguns meses ou anos do início do processo. |
1,4,5 |
R2 – Falta de conhecimento das áreas de apoio (Engenharia, Manutenção e áreas dedicadas aolean) para orientar o andamento da IPE Evidências: aplicação de práticaslean isoladas, sem integração ou visão dos impactos sistêmicos da implantação de cada prática. Insegurança e receio das áreas de apoio em orientar e aplicar práticaslean. Dificuldade em identificar quais as práticas necessárias e como devem ser implantadas. |
2,4,3,5,6,8,12, 13 |
R3 – Falta de recursos humanos e ou financeiros destinados ao processo Evidências: não destinar tempo suficiente para as pessoas realizarem atividades de treinamento e aplicação das práticas lean. Não destinar recursos financeiros suficientes para treinar os funcionários emlean. |
4,8,10, 14 |
R4 – Falta de clareza na comunicação para todos os funcionários sobre o início e o progresso da implantação Evidências: não divulgar por meios oficiais os resultados alcançados, as atividades realizadas, os participantes do processo e os objetivos. |
2,3,4,5, 7,8,9, 14 |
R5 – Dificuldades de comprovar o retorno financeiro das ações realizadas Evidências: apego aos indicadores tradicionais que não apontam resultados como atendimento ao cliente, estoque em excesso, área liberada, entre outros. Priorizar ações de impacto em indicadores de curto prazo, sem valorizar melhorias qualitativas ou de maior resultado a médio e longo prazo. |
1,3,4, 6,13, 14 |
R6 – Falta de apoio da média gerência Evidências: a média gerência não cobrar prazos e resultados do processo, não disponibilizar tempo para esclarecer dúvidas e resolver problemas de implantação, ou não ter comprometimento com a aplicação das práticaslean e de seus benefícios |
1,2,3,4,5,6,12, 13, 14 |
R7 – Falta de apoio da alta direção Evidências: a alta direção não controlar e auxiliar no andamento do processo, não vincular as ações às metas e aos objetivos do negócio, ou priorizar outras ações em detrimento daquelas que envolvam a IPE. |
3,4,5, 7,8, 9,13,14 |
R8 – O nível operacional não apoiar a implantação Evidências: operadores ou supervisores sem o interesse em aplicar ou usar as práticas lean. Receio dos operadores e supervisores em manter o emprego, em função de a IPE levar ao uso de menos recursos (operadores, estoque ou máquinas) para atingir as metas |
1,12,14 |
R9 – Insegurança dos operadores na realização de novas atribuições Evidências: os supervisores e áreas de apoio não apoiarem os operadores na realização de melhorias, no trabalho em equipe, na padronização, no uso de quadros de acompanhamento da produção, ao chamado da cadeia de ajuda e na parada da produção. Os supervisores não respeitarem as ideias e sugestões de melhorias provenientes dos operadores. Não capacitarem os operadores para estas novas atribuições. |
1,5,6, 7,8,11, 14 |
R10 – A demissão de operadores em função do excesso de mão de obra gerado pelas melhorias implantadas Evidências: após a realização de atividades de melhorias (ou kaizens) na fábrica, demitir os operadores que não são mais necessários pelos ganhos de produtividade alcançados. Demitir operadores de acordo com a oscilação da demanda. |
5,8,13 |
R11 – Os operadores não se sentirem responsáveis pelo uso das práticas lean e pela solução de problemas Evidências: não envolver os operadores na realização de melhorias na fábrica e na implantação de práticas de PE. Falta de participação dos operadores no processo de implantação. |
5,7, 11,12, 14 |
R12 – Os gerentes e diretores não terem o conhecimento suficiente sobre olean Evidências: dificuldade da alta e média gerência em estabelecer objetivos para implantar, acompanhar e garantir a utilização dos princípios e práticaslean. A alta e média gerência não guiar a IPE. |
3,8,13 |
R13 – Não sustentar as melhorias a médio e longo prazo Evidências: melhorias realizadas na aplicação de práticas ou solução de problemas que acabam retornando ao estado original após alguns meses. Não há um acompanhamento por meio auditorias, nem padronização das melhorias. |
14 |
R14 – Dificuldades na gestão do processo de implantação Evidências: os responsáveis pelo processo não cobrarem prazos e acompanharem as atividades previstas. Falta de auditorias no andamento do processo. Falta de comprometimento com os prazos e objetivos do processo. |
1,2,3,4, 5,8 |