SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.26 número2A proposal for social and environmental sustainability evaluation using analytical and graphical supportProduct-service systems in a clinical laboratory: a case study índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Indicadores

Links relacionados

Compartir


Production

versión impresa ISSN 0103-6513versión On-line ISSN 1980-5411

Resumen

VASCO, Rejane Arinos  y  MORABITO, Reinaldo. Dimensionamento e alocação dinâmica de veículos no transporte rodoviário de cargas completas entre terminais. Prod. [online]. 2016, vol.26, n.2, pp.430-444.  Epub 24-Nov-2015. ISSN 1980-5411.  https://doi.org/10.1590/0103-6513.138013.

Este artigo trata do Problema da Alocação Dinâmica de Veículos (PADV) no transporte rodoviário de cargas completas entre terminais, incluindo o dimensionamento da frota adicional necessária para o atendimento de demandas em um horizonte de planejamento multi-períodos e finito. O PADV consiste em definir “movimentos” de uma frota de veículos que realiza viagens entre terminais geograficamente dispersos que interagem entre si. Estes movimentos podem ser: veículos carregados com carga completa, vazios para reposicionamento, ou mantidos em um terminal de um período para outro como provisão para o atendimento de demandas futuras. A ênfase é dada na caracterização do problema em situações reais, na modelagem matemática do problema por meio de programação linear inteira e na solução deste utilizando um pacote comercial de otimização. Os experimentos computacionais realizados indicam que essa abordagem pode ser útil para a solução de problemas encontrados no dia a dia de uma empresa transportadora de carga parcelada no Brasil.

Palabras clave : Alocação dinâmica de veículos; Otimização linear inteira multiperíodo; Transporte rodoviário; Cargas completas de caminhões.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )