1 |
Se utiliza algum conceito ou técnica estruturada para encontrar problemas e resolvê-los |
2 |
Se algo errado for identificado, a reação é procurar os motivos que ocasionaram o erro |
3 |
Se algo errado for identificado, a reação é tentar descobrir quem é o responsável pelo erro |
4 |
É importante que o retorno sobre uma sugestão de melhoria seja realizado dentro de um tempo determinado pelos responsáveis pela organização |
5 |
É importante que o retorno sobre alguma sugestão de melhoria seja realizado por meio de uma resposta clara e objetiva |
6 |
Se uma melhoria for iniciada é necessário que todas as atividades sejam realizadas até o final |
7 |
Se uma melhoria está sendo executada todas as pessoas do grupo devem participar das atividades |
8 |
Durante o desenvolvimento das melhorias, se utiliza algum formulário ou alguma técnica para dar apoio à execução das atividades |
9 |
É necessário que alguém estimule as pessoas do grupo para que as melhorias sejam desenvolvidas e aplicadas |
10 |
Durante o desenvolvimento das melhorias, é necessário que exista um monitoramento ou acompanhamento das atividades e resultados |
11 |
É fundamental que as melhorias sejam atreladas a metas e/ou objetivos do departamento ou da organização |
12 |
Se utilizam as estratégias ou objetivos do departamento para priorizar a execução das melhorias |
13 |
É importante que o gestor do setor aceite as melhorias propostas |
14 |
A participação do gestor do setor no desenvolvimento e aplicação de melhorias é importante |
15 |
É fundamental que o gestor do setor mostre liderança e comprometimento em relação ao processo de melhoria contínua |
16 |
O incentivo à realização de “melhorias piloto” sem cobrar resultados imediatos é necessário para motivar as pessoas |
17 |
Existe a necessidade de as pessoas receberem incentivos (brindes, dinheiro, etc.) para praticarem melhorias |
18 |
É importante realizar avaliações com a intenção de otimizar o processo de melhoria contínua |
19 |
Se uma melhoria for implementada, é importante que todos os envolvidos sejam treinados no novo método |
20 |
Se uma melhoria não está sendo executada de forma adequada, é necessário realizar um novo treinamento com os envolvidos |
21 |
Se uma melhoria é implantada, é necessário criar um procedimento para facilitar a aplicação do novo método |
22 |
Na organização, o processo de melhoria contínua deve ser percebido pelas pessoas como algo que faz parte da cultura da organização |
23 |
É importante que exista um comprometimento com o cumprimento dos horários e atividades do processo de melhoria contínua |
24 |
É necessário que exista orientação para a realização de melhorias entre setores na organização |
25 |
Ter o envolvimento de pessoas de vários níveis hierárquicos da organização nas melhorias mais elaboradas é fundamental |
26 |
Ter o apoio de clientes ou fornecedores no desenvolvimento de melhorias contribui para o processo |
27 |
É importante que os resultados das melhorias sejam continuamente medidos e monitorados pelos gestores da organização |
28 |
Ter recursos suficientes (tempo, dinheiro, pessoal) para apoiar o desenvolvimento contínuo das melhorias na organização é fator primordial para a continuidade de processo |
29 |
Considerar opiniões externas ao grupo (gestores, técnicos de processo, etc.) é fundamental durante o desenvolvimento e aplicação das atividades de melhoria |
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Praticar o processo de melhoramento contínuo em melhorias já implementadas na empresa é relevante |
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Se utiliza o procedimento operacional como base para o desenvolvimento e aplicação de melhorias |
32 |
Se utiliza indicadores de processo durante o desenvolvimento e aplicação das melhorias |
33 |
É necessário que o conhecimento adquirido com o processo de melhoria contínua seja repassado para outras pessoas da organização como forma de manter o processo ativo |
34 |
Sempre que algo novo é aprendido é importante treinar as outras pessoas da organização para manter o aprendizado continuamente renovado |