SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.12 issue1The psychodiagnosis between the incompatibilities of its instruments and the promises of a psychopathological methodology author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Psicologia USP

Print version ISSN 0103-6564

Abstract

CARVALHO, Ana M. A.. Monitoramento e avaliação da pós-graduação: algumas reflexões sobre requisitos e critérios. Psicol. USP [online]. 2001, vol.12, n.1, pp. 203-221. ISSN 0103-6564.  http://dx.doi.org/10.1590/S0103-65642001000100010.

A partir dos resultados de um levantamento sobre os primeiros 25 anos de funcionamento do programa de pós-graduação em Psicologia Experimental do IPUSP (1974-1990), este trabalho discute algumas questões que emergiram como relevantes para a reflexão sobre o monitoramento e avaliação de cursos de pós-graduação. A identidade do curso é discutida em termos de temática, enfoque epistemológico e natureza da formação oferecida; a dinâmica do curso é abordada através da consideração da diversidade de fatores reguladores que a constituem, desde a disponibilidade de docentes, evolução de áreas de orientação e pesquisa, demanda de alunos e outros, que se refletem nos ciclos de produção do programa, objeto principal dos procedimentos vigentes de avaliação. É apontada a necessidade de auto-monitoramento do curso como instrumento para a validação ou o questionamento de avaliações externas, e sugerem-se alguns critérios de avaliação atualmente pouco contemplados, especialmente participação de alunos na produção científica do programa, avaliação do programa pelos alunos, e destino profissional dos titulados.

Keywords : Pós-graduação; Avaliação; Cursos; Formação de professores; Pesquisadores.

        · abstract in English     · text in Portuguese