SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17 número4Medidas psicofísicas e eletrofisiológicas da função visual do recém nascido: uma revisãoEstimativa da sensibilidade ao contraste espacial de luminância e discriminação de cores por meio do potencial provocado visual transiente índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Psicologia USP

versão impressa ISSN 0103-6564

Resumo

FEITOSA-SANTANA, Claudia et al. Espaço de cores. Psicol. USP [online]. 2006, vol.17, n.4, pp. 35-62. ISSN 0103-6564.  http://dx.doi.org/10.1590/S0103-65642006000400003.

O artigo apresenta definições para os termos espaço de cores e sistemas de cores; classifica, de acordo com David Brainard (2003), os sistemas de cores em dois grupos: aparência de cores e diferenças de cores. Dentre os diversos sistemas de cores existentes, o artigo descreve dois deles: o sistema de cores Munsell &– um dos mais utilizados entre os sistemas de aparência de cores &– e a descrição do sistema de cores CIE 1931 &– um dos mais utilizados dentre os sistemas de diferença de cores. Faz-se uma retrospectiva histórica da busca por espaços de cores que representem a percepção de cores humana assim como as diversas reconstruções de espaços de cores por métodos eletrofisiológicos ou psicofísicos. Muitas dessas reconstruções utilizam a escala multidimensional (mds). O artigo também introduz a possibilidade da reconstrução dos espaços de cores de pacientes com discromatopsia adquirida como uma distorção do espaço de indivíduos tricromatas normais.

Palavras-chave : Percepção de cor; Discriminação de cores; Psicofísica; Escala multidimensional.

        · resumo em Inglês | Francês     · texto em Português     · pdf em Português