Acessibilidade / Reportar erro

Formação lingüística do Self e ação pedagógica

Formación lingüistico-social del self y acción pedagógica

Linguistic shaping of Self and pedagogical action

La formation linguistique du Self et l´action pédagogique

Die sprachliche Konstitution des Selbst (Self) und die pädagogische Handlung

O artigo trata de alguns aspectos da teoria da ação de Mead relacionados com sua tese sobre a formação lingüístico-social do Self, procurando abordar desdobramentos pedagógicos. Concentra-se também em mostrar que o núcleo de sua teoria da ação repousa no conceito de ser humano como organismo agente que se constitui socialmente por meio da capacidade de empregar gestos e símbolos significantes.

Teoria da ação; Gestos; Símbolo; Significante; Psicologia do Self


Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo Av. Prof. Mello Moraes, 1721 - Bloco A, sala 202, Cidade Universitária Armando de Salles Oliveira, 05508-900 São Paulo SP - Brazil - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: revpsico@usp.br