Acessibilidade / Reportar erro

Reconciliando divergências: conhecimento implícito e explícito na aprendizagem

Reconciliant les divergences: connaissances implicites et explicites dans l’apprentissage

Integrating divergences: implicit and explicit knowledge in learning

Reconciliando divergencias: conocimiento implícito y explícito en el aprendizaje

O trabalho busca integrar, com base em propostas recentes de vários autores, perspectivas acerca da aprendizagem concebidas como mutuamente excludentes. Essa reflexão se justifica em vista da importância de não se introduzir descontinuidade filogenética em um processo concebido como adaptativo, mas que é também cultural. Assim, são examinadas propostas acerca da coevolução da mente humana e da cultura que apoiariam tal perspectiva, propondo-se uma visão integrada da aprendizagem como um conjunto de processos organizados em um continuum implícito-explícito.

Aprendizagem; Cultura; Mente; Conhecimento


Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo Av. Prof. Mello Moraes, 1721 - Bloco A, sala 202, Cidade Universitária Armando de Salles Oliveira, 05508-900 São Paulo SP - Brazil - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: revpsico@usp.br