Acessibilidade / Reportar erro

Avaliação e diagnóstico do transtorno de déficit de atenção e hiperatividade (TDAH)

Evaluación y el diagnóstico del trastorno de déficit de atención e hiperactividad (TDAH)

Evaluation and Diagnosis of Attention Deficit Hyperactivity Disorder (ADHD)

L’évaluation et du diagnostic du trouble de déficit de l’attention et d’hyperactivité

O objetivo desse artigo é efetuar um estudo teórico sobre alguns dos recursos mais utilizados em termos de avaliação e diagnóstico do Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH). O TDAH é uma patologia de alta prevalência na infância e adolescência. A prática clínica aponta uma alta incidência de crianças que procuram atendimento com diagnóstico prévio de TDAH, que muitas vezes não é correto. Os próprios estudos de prevalência mostram achados que se diferem bastante, alertando para a necessidade de se refletir sobre o processo de avaliação e diagnóstico. Este artigo visa a apontar algumas das técnicas mais utilizadas para a avaliação da criança e do adolescente, abordando o processo como um todo, tendo em vista maior confiabilidade no diagnóstico e no tratamento.

Psicopatologia; TDAH; Diagnóstico; Avaliação psicológica


Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo Av. Prof. Mello Moraes, 1721 - Bloco A, sala 202, Cidade Universitária Armando de Salles Oliveira, 05508-900 São Paulo SP - Brazil - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: revpsico@usp.br