SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.20 número1Corpos sonhados-vividos: a dimensão onírica do poder em Michel Foucault e sua relação com a psicologia índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Psicologia USP

versão impressa ISSN 0103-6564

Resumo

SOLLERO-DE-CAMPOS, Flávia  e  WINOGRAD, Monah. Psicologia e biologia: algumas interseções. Psicol. USP [online]. 2009, vol.20, n.1, pp. 11-30. ISSN 0103-6564.  http://dx.doi.org/10.1590/S0103-65642009000100002.

São selecionados alguns conceitos relevantes para o entendimento da importância da biologia contemporânea para a psicologia com o objetivo de analisar as possibilidades de aproximação entre os dois campos. Para isso, primeiramente são apresentadas algumas questões teóricas, metodológicas e epistemológicas envolvidas na aproximação entre psicologia e biologia, que com frequência são negligenciadas. A seguir, faz-se um breve histórico dos desenvolvimentos da biologia e de algumas de suas apropriações de outros campos teóricos no decorrer do século XX. Após breve apresentação das aproximações teóricas já realizadas entre os dois campos de saber em questão, sugere-se que esse seria um primeiro passo para uma interlocução informada e interessada entre ambos os campos.

Palavras-chave : Biologia; Psicologia; Interdisciplinaridade; Conexionismo.

        · resumo em Inglês | Francês | Espanhol     · texto em Português     · pdf em Português