SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 issue2Maria Amélia Matos and the study of the aversive control: an exemplary contributionRecombinative reading of pseudo-words printed with a pseudo-alphabet: similarity between words and teaching unit size author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Psicologia USP

Print version ISSN 0103-6564

Abstract

ALBUQUERQUE, Luiz Carlos de  and  PARACAMPO, Carla Cristina Paiva. Análise do controle por regras. Psicol. USP [online]. 2010, vol.21, n.2, pp. 253-273. ISSN 0103-6564.  http://dx.doi.org/10.1590/S0103-65642010000200004.

Na Análise do Comportamento, há uma proposição que sugere que regras não alterariam a probabilidade do comportamento vir a ocorrer no futuro e outra proposição que sugere que regras podem exercer este efeito. O presente estudo tem como objetivo apresentar essas proposições. Antes disso, apresentam-se a distinção entre o comportamento controlado por regras e o controlado por contingências; alguns procedimentos utilizados para investigar o controle por regras e algumas proposições teóricas acerca de como regras funcionam. Em seguida, apresentam-se algumas razões pelas quais regras são seguidas, destacando os efeitos de consequências atrasadas. Conclui-se apresentando argumentos de que regras podem alterar a probabilidade do comportamento vir a ocorrer no futuro.

Keywords : Efeito de regras; Efeitos de consequências atrasadas; Efeitos de consequências imediatas; Distinção entre o controle por regras e por contingências.

        · abstract in English | French | Spanish     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese