Acessibilidade / Reportar erro

A criança e seu meio: contribuição de Vigotski ao desenvolvimento da criança e à  sua educação

L'enfant et son milieu: Un apport de Vygotski au developpement de l'enfant et à son education

The child and his environment: a Vygotsky's contribution to the child's development and his education

El niño y su médio: Contribución de Vygotski a la teoria del desarrollo del niño y de su educación

O escopo deste texto é analisar o conceito de "meio" de Vigotski no seu texto A questão do meio em Pedologia, onde ele sustenta que a pedologia não estuda o meio em si, dado que isso é objeto de outras ciências. O que interessa à  pedologia é saber qual é seu papel e sua influência no desenvolvimento da criança. Existe nestas palavras uma aparente ambiguidade que deve ser explicada. A questão é: como pode a pedologia entender o papel que o meio desempenha no desenvolvimento da criança se não sabe o que é o meio? Explicar este aparente paradoxo é o escopo deste texto.

Desenvolvimento infantil; Crianças; Educação infantil


Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo Av. Prof. Mello Moraes, 1721 - Bloco A, sala 202, Cidade Universitária Armando de Salles Oliveira, 05508-900 São Paulo SP - Brazil - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: revpsico@usp.br