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Avaliação entre “pares” na ciência e na academia: aspectos clandestinos de um julgamento nem sempre científico, acadêmico ou “de avaliação”

Evaluación entre “pares” en la ciencia y en el academia: aspectos de un juicio clandestino no siempre científico, académico o “de evaluación”

L’évaluation entre “paires” dans un contexte scientifique et universitaire: aspects d’un essai clandestin pas toujours scientifique, universitaire ou “d’évaluation”

“Peer reviews” in science and academy: Aspects of a clandestine evaluation not always scientific, academic or “assessment”

A avaliação do trabalho acadêmico não pode ser reduzida apenas a medidas. Menos ainda reduzida a medidas de alguns aspectos. Há, porém, uma extensa “naturalização” de procedimentos que não são orientados por todos os aspectos que constituem essa “avaliação”. Um dos aspectos dessa “naturalização” tem sido a lenta e sutil substituição do debate e da crítica aos trabalhos acadêmicos pela sua simples exibição, apresentação ou publicação com exames mais burocráticos do que acadêmicos. As “avaliações entre pares” são geralmente exigência ou procedimento feito com problemas ainda não suficientemente resolvidos. Eles incluem o anonimato do avaliador com muitos “desvios” de uma avaliação acadêmica para uma avaliação política, ideológica ou pessoal. O debate, dessa forma, fica facilmente distorcido e as preferências do examinador (teóricas, ideológicas, políticas etc.) tendem a predominar e até serem perigosamente eliminatórias de trabalhos inovadores ou de uma corrente de contribuições diferente ou não popular no meio científico.

Avaliação acadêmica; Revisão por pares; Trabalho acadêmico; Qualidade do trabalho acadêmico


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