SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23 issue1Subjectivity, policy analysis and power: theoretical models and intersectionsVygotsky against the James-Lange theory: criticism for a historical-cultural perspective author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Psicologia USP

Print version ISSN 0103-6564

Abstract

HUR, Domenico Uhng. Políticas da psicologia: histórias e práticas das associações profissionais (CRP e SPESP) de São Paulo, entre a ditadura e a redemocratização do país. Psicol. USP [online]. 2012, vol.23, n.1, pp. 69-90. ISSN 0103-6564.  http://dx.doi.org/10.1590/S0103-65642012000100004.

O objetivo do nosso trabalho é discutir a história e práticas das associações profissionais com objetivos políticos da psicologia entre o regime militar e o processo de redemocratização do país. Na pesquisa entrevistamos seis ex-participantes de diretorias dessas entidades e fizemos a análise documental de 1076 atas do CRP e do SPESP. Constatamos que no início houve um alinhamento político das entidades com a ditadura militar, quando estas se recusaram a participar de movimentos críticos ao regime e quando premiaram com o título de psicólogo honorário representantes da ditadura militar. No fim da década de 1970, período em que os movimentos sociais ressurgem no Brasil, uma oposição com ideologia de esquerda se organiza e vence as eleições nas duas entidades. Assumem maior caráter político e contribuem com movimentos sociais do país, como a fundação da CUT e o movimento das Diretas Já.

Keywords : História da psicologia; Ditadura militar; Associações profissionais; Psicologia política.

        · abstract in English | French | Spanish     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese