SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23 issue1Vygotsky against the James-Lange theory: criticism for a historical-cultural perspectiveCareer information and career guidance: a literature revision author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Psicologia USP

Print version ISSN 0103-6564

Abstract

BARROCO, Sonia Mari Shima  and  SOUZA, Marilene Proença Rebello de. Contribuições da Psicologia Histórico-Cultural para a formação e atuação do psicólogo em contexto de Educação Inclusiva. Psicol. USP [online]. 2012, vol.23, n.1, pp. 111-132. ISSN 0103-6564.  http://dx.doi.org/10.1590/S0103-65642012000100006.

Este texto objetiva discutir contribuições da Psicologia Histórico-Cultural para a formação e a atuação do psicólogo junto à educação, num contexto de Educação Inclusiva. Destacam-se os fundamentos e princípios da educação para pessoas com deficiência, bem como postulados da teoria de Vigotski referentes à formação e à atuação dos psicólogos. Considera-se que a perspectiva teórica elaborada pelo autor soviético contribui por: destacar a transitoriedade dos eventos e fenômenos; atrelar o mundo das ideias, valores e representações à vida objetiva e à prática social; relacionar propostas educacionais a um dado projeto de sociedade; defender a possibilidade do desvendamento da constituição social do psiquismo e da possível intervenção sobre a mesma; requisitar uma condição de desenvolvimento humano sobre o patamar do homem cultural e livre. Por fim, destaca-se o fato de que a Educação Inclusiva deve se referir ao processo de apropriação e usufruto das produções humanas mais complexas, elaboradas nas diferentes áreas da vida e do conhecimento.

Keywords : Psicologia histórico-cultural; Formação do psicólogo; Psicologia escolar; Educação inclusiva; Educação social.

        · abstract in English | French | Spanish     · text in English | Portuguese     · pdf in English | Portuguese