SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23 issue1Historical-cultural psychology contributions to the psychologist’s professional training and practice in the context of inclusive educationThe Oedipus Complex in Winnicott and Lacan author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Psicologia USP

Print version ISSN 0103-6564

Abstract

ESBROGEO, Marystella Carvalho  and  MELO-SILVA, Lucy Leal. Informação profissional e orientação para a carreira mediadas por computador: uma revisão da literatura. Psicol. USP [online]. 2012, vol.23, n.1, pp. 133-155. ISSN 0103-6564.  http://dx.doi.org/10.1590/S0103-65642012000100007.

A Informação Profissional, um dos componentes do processo de Orientação Profissional Vocacional ou para a Carreira, visa fornecer dados da realidade do mundo ocupacional de forma a auxiliar pessoas em processos de tomada de decisão. Este estudo objetiva sistematizar e analisar a produção do conhecimento sobre a temática Informação Profissional com base na revisão da literatura. Os dados foram organizados em três categorias, com base em Robinson e colaboradores: (1) modelos de recursos impressos, (2) programas e sistemas de informação e (3) sites na internet. Os resultados mostram que as novas Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) aliadas às estratégias tradicionais representam inúmeras oportunidades de desenvolvimento da Informação Profissional, com desafios e limites a serem enfrentados em um campo que não para de evoluir. O estudo evidencia o papel da Informação Profissional, com seus limites e possibilidades, no contexto brasileiro bem como nos países desenvolvidos.

Keywords : Orientação profissional; Orientação vocacional; Orientação de carreira; Informação profissional; Sistemas de informação.

        · abstract in English | French | Spanish     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese