SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23 issue2How important is the economic dimension to contemporary psychoanalysis?: a detailed study on the primary object and the ambivalence of the instinct in Freud author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Psicologia USP

Print version ISSN 0103-6564

Abstract

AYOUCH, Thamy. Genealogia da intersubjetividade e figurabilidade do afeto: Winnicott e Merleau-Ponty. Psicol. USP [online]. 2012, vol.23, n.2, pp. 253-274.  Epub July 17, 2012. ISSN 0103-6564.  http://dx.doi.org/10.1590/S0103-65642012005000010.

Aborda a questão filosófica da intersubjetividade, além da questão tradicional da alteridade. A primazia desta questão não concerne somente à filosofia, mas aparece central nas perspectivas da psicanálise e da psicopatologia, pois trata-se aqui da constituição do relacionamento com o outro, uma experiência fundada na memória do infantil, e jamais adquirida de forma definitiva. A fenomenologia merleau-pontyana explicita essa experiência cotidiana do outro. A psicanálise winnicottiana permite reconstituir uma genealogia da intersubjetividade, uma descrição de vivências arcaicas atestáveis graças à transferência, conduzindo a consequências éticas, tanto na teorização, como na clínica, e no atendimento de formas contemporâneas da psicopatologia. Ressalta como a centralidade do corpo e do outro na fenomenologia de Merleau-Ponty tem ecos na psicanálise winnicottiana e como ambas revelam um ato psíquico específico, próprio à intersubjetividade e à figuração do afeto, entre percepção e alucinação, interior e exterior, sujeito e outro.

Keywords : Intersubjetividade; Afeto; Psicanálise; Fenomenologia; Merleau-Ponty (Maurice); Winnicott (Donald Woods).

        · abstract in English | French | Spanish     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese