SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23 número2¿Qué importancia tiene la dimensión económica para el psicoanálisis contemporáneo?: un estudio detallado sobre el objeto primario y la ambivalencia de las pulsiones en Freud índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Articulo

Indicadores

Links relacionados

Compartir


Psicologia USP

versión impresa ISSN 0103-6564

Resumen

AYOUCH, Thamy. Genealogia da intersubjetividade e figurabilidade do afeto: Winnicott e Merleau-Ponty. Psicol. USP [online]. 2012, vol.23, n.2, pp.253-274.  Epub 17-Jul-2012. ISSN 0103-6564.  http://dx.doi.org/10.1590/S0103-65642012005000010.

Aborda a questão filosófica da intersubjetividade, além da questão tradicional da alteridade. A primazia desta questão não concerne somente à filosofia, mas aparece central nas perspectivas da psicanálise e da psicopatologia, pois trata-se aqui da constituição do relacionamento com o outro, uma experiência fundada na memória do infantil, e jamais adquirida de forma definitiva. A fenomenologia merleau-pontyana explicita essa experiência cotidiana do outro. A psicanálise winnicottiana permite reconstituir uma genealogia da intersubjetividade, uma descrição de vivências arcaicas atestáveis graças à transferência, conduzindo a consequências éticas, tanto na teorização, como na clínica, e no atendimento de formas contemporâneas da psicopatologia. Ressalta como a centralidade do corpo e do outro na fenomenologia de Merleau-Ponty tem ecos na psicanálise winnicottiana e como ambas revelam um ato psíquico específico, próprio à intersubjetividade e à figuração do afeto, entre percepção e alucinação, interior e exterior, sujeito e outro.

Palabras clave : Intersubjetividade; Afeto; Psicanálise; Fenomenologia; Merleau-Ponty (Maurice); Winnicott (Donald Woods).

        · resumen en Español | Inglés | Francés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf epdf )

 

Creative Commons License Todo el contenido de esta revista, excepto dónde está identificado, está bajo una Licencia Creative Commons