SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23 issue2Genealogy of intersubjectivity and affect figurability: Winnicott and Merleau-PontyThe ethical-esthetic possibilities of perversion: a polymorphous-perverse sexuality as a practice of freedom in Marcuse author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Psicologia USP

Print version ISSN 0103-6564

Abstract

DE MARTINI, André  and  COELHO JUNIOR, Nelson Ernesto. Que importância tem a dimensão econômica para a psicanálise contemporânea?: um estudo aprofundado sobre o objeto primário e a ambivalência das pulsões em Freud. Psicol. USP [online]. 2012, vol.23, n.2, pp. 275-302.  Epub July 05, 2012. ISSN 0103-6564.  http://dx.doi.org/10.1590/S0103-65642012005000004.

No presente trabalho, através de um percurso pelos textos freudianos, iremos acompanhar os engendramentos entre sujeito e objeto que se dão pelos caminhos pulsionais, dentro de uma perspectiva econômica. Ora, o que nos interessa aqui é colocar em questão o que nos parece ser um certo enfraquecimento ou "desvitalização" da teoria, em que tanto a sexualidade como os elementos mais "crus" do psiquismo vão sendo deixados de lado em nome de uma pretensa ênfase dos aspectos relacionais. Interessa-nos, especificamente, pensar que papel pode ter a dimensão econômica (tal como formulada por Freud) nos debates psicanalíticos contemporâneos em que a ética é trazida para o primeiro plano. Parece-nos que a dimensão econômica ou pulsional em psicanálise, longe de ser avessa ao lugar do outro na constituição do psiquismo, pode trazer esclarecimentos únicos a esse respeito, evidenciando a sustentação mútua entre Eu e Outro num campo compartilhado de instalação de subjetividades.

Keywords : Freud (Sigmund); Psicanálise; Objeto primário; Pulsão; Ética.

        · abstract in English | French | Spanish     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese