SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23 issue2The ethical-esthetic possibilities of perversion: a polymorphous-perverse sexuality as a practice of freedom in MarcusePsychoanalyse, institution and social tie: the group as a device author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Psicologia USP

Print version ISSN 0103-6564

Abstract

LEONARDI, Liliana Cremaschi  and  RODRIGUES, Avelino Luiz. Caixa lúdica para idosos: processo de construção como procedimento clínico e sua contribuição na qualidade do vínculo. Psicol. USP [online]. 2012, vol.23, n.2, pp. 327-342.  Epub July 05, 2012. ISSN 0103-6564.  http://dx.doi.org/10.1590/S0103-65642012005000001.

Ninguém envelhece da mesma maneira e as alterações causadas pelo envelhecimento desenvolvem-se num ritmo diferente para cada pessoa. O objetivo deste trabalho é apresentar a utilização da Caixa Lúdica para idosos, seu emprego e as possibilidades de influência na qualidade do vínculo. A caixa lúdica para idosos facilitou o vínculo emocional no atendimento clínico, permitiu a melhor socialização de pessoas idosas institucionalizadas, fez emergir questões relacionadas a angústias básicas, desejos inconscientes e principais mecanismos de defesa. Essa técnica permite a manifestação das múltiplas expressões do mundo interno, importante na compreensão e manejo e na melhoria das condições de saúde e bem estar do idoso, tal como um instrumento preventivo e de fácil aplicação para melhorar a qualidade de vida dos idosos.

Keywords : Envelhecimento; Ludoterapia; Clínica.

        · abstract in English | French | Spanish     · text in English | Portuguese     · pdf in English | Portuguese