SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23 issue2Psychoanalyse, institution and social tie: the group as a deviceSexual violence against boys: epidemiological data, characteristics, and consequences author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Psicologia USP

Print version ISSN 0103-6564

Abstract

VERISSIMO, Danilo Saretta. No limiar do mundo visível: a noção de esquema corporal nos cursos de Merleau-Ponty na Sorbonne. Psicol. USP [online]. 2012, vol.23, n.2, pp. 367-394.  Epub July 17, 2012. ISSN 0103-6564.  http://dx.doi.org/10.1590/S0103-65642012005000006.

De acordo com o propósito geral de estudar longitudinalmente o uso que Merleau-Ponty faz da noção de esquema corporal em sua filosofia, no presente artigo dedicamo-nos aos seus cursos na Sorbonne, localizados em um período intermediário da sua obra. Neles, o filósofo enceta discussões acerca da corporeidade a partir da psicologia da criança e da psicanálise, tomando por eixos centrais o problema da intersubjetividade e a teoria do esquema corporal. Merleau-Ponty compreende que a aquisição de um esquema corporal uno, "total", implica um descentramento de si, de modo que o corpo próprio, o de outrem e o mundo possam se entrelaçar num "tecido relacional" que envolve inextricavelmente visibilidade e espessura intracorporal. Consideramos que nesses estudos Merleau-Ponty dá um importante passo em direção à noção de carne tal como encontrada em seus textos mais tardios.

Keywords : Merleau-Ponty (Maurice); Esquema corporal; Corporeidade; Fenomenologia.

        · abstract in English | French | Spanish     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese