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Diálogos sobre a adolescência e a ameaça de exclusão dos privilegiados

Dialogues about adolescence and the threat of seclusion of the privileged

Dialogues sur l’adolescence et la menace d’exclusion des privilégiés

Diálogos sobre la adolescencia y la amenaza de exclusión de los privilegiados

Este trabalho tem a intenção de abordar o tema da adolescência e estabelecer um campo de diálogo, sob tensão, com saberes que o consideram objeto de pesquisa, como a da sociologia. A partir da diferenciação entre o tema da adolescência como questão subjetiva e adolescência como fenômeno social - diferença nem sempre considerada entre psicanalistas e demais pesquisadores das ciências humanas -, é possível retomar a inscrição histórica do advento da adolescência e fazer o exercício de escuta de discursos de sujeitos que, em seu percurso adolescente, explicitam impasses e tensões da posição que ocupam e almejam garantir na estrutura social que os antecede. Diferentemente do que se poderia supor, a ameaça de exclusão não afeta somente aqueles que pertencem a segmentos socioeconômicos menos favorecidos, mas também os ditos privilegiados, diante da angústia de perda da posição socioeconômica herdada na pirâmide social vigente. A experiência com a formação de jovens nessas condições sociais permitiu a emergência de discursos que denunciam o impasse vivido.

Adolescência; Psicanálise; Exclusão; Angústia


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